Páginas

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Preciso dar água para o meu bebê? (0 a 6 meses)

A amamentação é a melhor maneira de proporcionar o alimento ideal para o crescimento saudável e o desenvolvimento dos recém-nascidos, além de ser parte integral do processo reprodutivo, com importantes implicações para a saúde materna.
A Organização Mundial de Saúde recomenda, para a população em geral, que os bebês recebam exclusivamente leite materno durante os primeiros seis meses de idade. Depois dos seis meses, com o objetivo de suprir suas necessidades nutricionais, a criança deve começar a receber alimentação complementar segura e nutricionalmente adequada, juntamente com a amamentação, até os dois anos de
idade - ou mais.


Bebês amamentados ao seio desde o nascimento não necessitam de água, chás ou sucos para saciar a sede.
O leite materno contém aproximadamente 88% de água. A água contida no leite materno satisfaz a necessidade de água do bebé e fornece uma margem considerável de segurança.

Dar água para um bebê que tem menos de seis meses é desnecessário e pode até mesmo ser perigoso!



Dar água a bebés com menos de seis meses pode ter riscos significativos para a saúde. A suplementação com água aumenta o risco de desnutrição.
Substituir o leite materno por líquidos com pouco ou nenhum valor nutricional pode ter um impacte negativo no estado nutricional do bebé, na sua sobrevivência, crescimento e desenvolvimento.
O consumo, mesmo de pequenas quantidades de água ou outros líquidos, pode preencher o estômago do bebé e reduzir o seu apetite para o leite materno rico em nutrientes.
Estudos realizados mostram que a suplementação com água antes dos seis meses pode reduzir a ingestão de leite materno até cerca de 11%.
A suplementação com água aumenta o risco de doenças. Pois a água, as mamadeiras e os utensílios de cozinha (copos, xícaras, colheres, etc.) são veículos para contaminação microbiana.
Os bebés correm risco maior de exposição a organismos causadores de diarreia, especialmente em ambientes com baixos índices de higiene e sanidade.
Dar água a um bebé com menos de seis meses pode ainda ter consequências a nível do seu desenvolvimento, sobretudo se for dada regularmente.


Mas sempre surge aquela dúvida: E se tiver MUITO calor??


É claro que os pais temem o risco de desidratação, sobretudo quando o calor se torna excessivo. Mas, mesmo nestes casos, um bebê que está a ser amamentado recebe do leite materno toda a quantidade de água necessária - Como já citado anteriormente, o leite materno tem aproximandamente 88% de água na sua constituição. Se o calor está muito forte..a mãe pode (e deve) oferecer o seio ao bebê com mais frequência...e isso é o suficiente para evitar a desidratação até mesmo em casos de vômitos e diarréia.


Até porque no início da mamada, o leite é mais diluído - contém mais água do que no final...então mesmo que o bebê mame "poucos minutos", ele já estará ingerindo uma boa quantidade de água.
Um outro ponto importante. Se, por algum motivo, o bebê estiver recebendo alimentação mista (leite materno + fórmula) ou somente leite artificial (fórmula infantil) ele também NÃO deve ingerir água, salvo por indicação médica em casos excepcionais. Aliás, é válido lembrar..as fórmulas também são preparadas com água, não é?
Especialistas em nutrição e desenvolvimento consideram que até aos 12 meses de idade o bebê não precisa de água, desde que o leite materno continue a fazer parte da sua alimentação.


Fontes:
- www.leitematerno.org
- www.aleitamento.com.br
- http://parirenascer.blogspot.com.br

Nenhum comentário: