Páginas

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ler para seus filhos

Depois do post abaixo eu me inspirei sobre o ato de contar histórias pras crianças deixo aqui um texto muito legal que eu vi aqui.




Sabemos da importância do ato de ler histórias para as crianças, diariamente, porque favorecem o convívio social tornando a escrita um processo facilitador, pois elas mantêm contato com as palavras e os códigos da escrita. 
Ler histórias para crianças é suscitar o imaginário, é ter curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar idéias para solucionar questões. É uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos. É ouvindo histórias que se podem sentir emoções importantes como a tristeza, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade e tantas outras mais.
Quando lemos para uma criança não lhe transmitimos apenas o conteúdo da história, mas promovemos o seu encontro com a leitura, possibilitando-lhe adquirir um modelo de leitor e desenvolvendo nela o prazer de ler e o sentido de valor pelo livro.

“É através duma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outra ética, outra ótica... É ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Política, Sociologia, sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula...”.
(ABRAMOVICH, 1995, p. 17).

Nenhum comentário: